Senegal:
Dados gerais do Senegal:
Nome oficial: República do Senegal.
Gentílico: senegalês.
Extensão territorial: 196.712 km².
Localização: África Ocidental.
Capital: Dacar.
Clima: tropical e semiárido.
Governo: república semipresidencialista.
Divisão administrativa: 14 regiões.
Idioma: francês (oficial) e outros idiomas locais.
Religiões: Islâmica: 97,2%;
cristãs: 2,7% (maioria católica).
População: 17.196.000 habitantes (ONU, 2021).
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,511.
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 27,54 bilhões (FMI, 2022).
PIB per capita: US$ 1560.
Gini: 0,403.
Fuso horário: GMT.
Curiosidades:
"A capital senegalesa, Dacar, é o ponto mais a oeste do continente africano.
Existe um lago rosa no Senegal, chamado de lago Retba, ou simplesmente lago Rosa, que fica a 30 km ao norte de Dacar. A coloração é derivada da ação das algas Dunaliella salina.
Lago Rosa, no Senegal.
O Senegal possui uma ilha artificial cujo substrato consiste inteiramente em conchas. Ela recebe o nome de Fadiouth, ligada à vila de Joal, pertencente à cidade de Mbour, situada no litoral do país.
Fica no Senegal a maior estátua da África, chamada de Monumento da Renascença Africana. Instalado em Dacar, o monumento é feito em bronze e possui 50 metros de altura.
O lema do Senegal é: “Um povo. Um propósito. Uma fé.” Ele representa o desejo de união para a construção de uma nação."
Cultura do Senegal:
O Senegal apresenta uma cultura rica e diversa, sendo um dos principais centros culturais do continente africano. Ao menos sete línguas são faladas no país, com destaque para o francês, idioma oficial, e o uolofe. Sua população, além disso, é formada por vários grupos étnicos, como os uolofe e os pulaar, dois dos mais numerosos. Não obstante o islamismo seja a religião praticada pela maior parte dos senegaleses, existe uma diversidade de crenças no país, o que inclui a fé cristã e religiões locais.
O trabalho artesanal senegalês e a confecção de joias feitas de metais como ouro, prata e bronze, bem como outros adereços, é muito conhecido principalmente na África, da mesma forma como as vestimentas feitas de tecidos coloridos de tons vibrantes. A música é outra importante manifestação cultural senegalesa, além de esportes como o futebol e a luta profissional. A gastronomia senegalesa recebeu muitas influências dos norte-africanos e franceses, tendo como um dos pratos principais o Thieboudienne, um preparo à base de arroz e peixe."
Moeda:
Franco CFA ocidental
O franco CFA (pronúncia: franco cê-efe-á) é uma moeda corrente usada em doze países africanos, anteriormente possessões francesas (Camarões, Costa do Marfim, Burquina Fasso, Gabão, Benim, Congo, Mali, República Centro-Africana, Togo, Níger, Chade e Senegal), sendo também usado na Guiné-Bissau (uma antiga colônia portuguesa) e na Guiné Equatorial (uma antiga colônia espanhola), perfazendo um total de catorze países. Atualmente, o franco CFA é dividido em duas moedas o franco CFA central (XAF), e o franco CFA ocidental (XOF). Embora o franco CFA central tenha o mesmo valor monetário que o franco CFA ocidental, ele não é aceito em países que utilizam o XOF, e vice-versa. Em 22 de dezembro de 2019, foi anunciado que a moeda da África Ocidental seria substituída por uma moeda independente, denominada eco.
Esporte:
Luta senegalesa
O campeão Yékini no estádio Demba Diop em Dakar
A luta tradicional senegalesa é atualmente um setor em grande crescimento, o setor experimentou um desenvolvimento considerável nos últimos anos, especialmente economicamente. O pote atingiu 120.000 milhões de francos CFA nos últimos dois anos. O rei das arenas continua a ser o nosso campeão africano, Yékini, que, em 2005, levou a coroa à cabeça de Tyson (Mouhamed Ndao), que, aliás, a manteve durante quase 5 anos. Esse mesmo Tyson foi duas vezes espancado por outro peso pesado senegalês, Sérigne Dia, conhecido como Bombardier . Não feliz com o veredicto do árbitro após sua última luta contra o Bombardier, Tyson declarou em uma coletiva de imprensa o fim de sua carreira no wrestling
Aviação leve
Graças às condições climáticas geralmente amenas, a aviação recreativa - em particular a ultraleve - oferece uma abordagem única para as paisagens, em uma região que de outra forma seria desprovida de montanhas. Cap Skirring e Sine-Saloum são os principais destinos.
Boxe
Lutando com Siki Boxer
• Lutando contra Siki (1897-1925), campeão mundial aos 25 e primeiro africano a ganhar um título mundial de boxe
• Souleymane Mbaye, franco-senegalês, campeão dos meio-pesados do WBC francês
Religião:
Religião islâmica: 97,2%; cristãs: 2,7% (maioria católica).
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos a sua sugestão e valorizamos muito os seus comentários. Eles são essenciais para que possamos evoluir e nos aperfeiçoar como equipe. Fique à vontade para expressar suas opiniões, pois elas são fundamentais para o nosso crescimento. Estamos sempre abertos a ouvir o que você tem a dizer.